Ações Promocionais

promo - Imagem 1-01Ações promocionais são estratégias de marketing que tem por finalidade fazer com que um determinado produto ou marca seja conhecido no mercado. Podendo ser uma simples degustação em lojas, promoções online, até ações off-line com eventos, sorteios e distribuição de brindes. Ou por exemplo, poderia ser um comercial para internet e TV, ou uma visita a uma instituição (casa de repouso, ONGs, escola) com o patrocínio da marca e cobertura de mídia.

O mercado está cada vez mais competitivo e o marketing promocional tem buscado pela expertise do profissional na execução de um planejamento estratégico. Com o crescimento do mercado, a exigência do consumidor tem aumentado sobretudo no que diz respeito às novas mídias e as estratégias devem acompanhar todas essas mudanças de comportamento do mercado.

Todas as datas, ocorrências do cotidiano empresarial e fatos viram insights para elaborar ações promocionais. Os dados da empresa, serviço ou produto são os principais ingredientes para que as ideias e planejamento possam acontecer. Toda e qualquer ação promocional, seja qual for o objetivo primário, tem também como objetivo trazer experiencias para os participantes, por isso, todas as iniciativas de ações promocionais devem atender completamente os clientes, estreitar o relacionamento e reverter em vendas. As oportunidades para criação e planejamento de ações promocionais que promovam a marca e estreite as relações com os clientes e potenciais clientes deve ser elaborada com estratégias criativas que façam interagir a comunicação e o marketing para atingir todos os objetivos definidos.

A ideia é que a empresa, através da ação, possa se apresentar como empresa que evolui constantemente para atender todas as demandas e mudanças de mercado. A estratégia de marketing promocional permite uma abordagem unica ao cliente.

São várias as temáticas permitidas dento das ações promocionais que podem ser realizadas, abaixo alguns exemplos de ações para atingir o público:

– Apresentação de produtos e serviços: a ação mais comum que tem o objetivo de colocar o cliente em contato com promo - Imagem 2-01um novo produto ou serviço de uma marca já “conhecida”, nesse tipo de ação são distribuídas amostras e os clientes e potenciais clientes são estimulados a experimentar.

– Ofertas e promoções: geralmente utilizada por supermercados, ofertas são ações que fazem com que o estoque gire e atrai o público, são liquidações, descontos, brindes e etc…

– Distribuição de brindes: melhor maneira de fazer com que alguém lembre da sua marca, dê algo útil ou que seja decorativo, inove no brinde e faça com que sua marca seja eternizada na mente do possível cliente.

Existem tantos outros temas já utilizados como: incentivos, eventos, abordagens e blitz e além dessas é possível criar temáticas únicas e aplicadas exclusivamente a cada negócio. A área de eventos é muito vasta e possibilita opções não incríveis a perder de vista. É essencial ter foco no objetivo da ação, coerência de acordo com o público, contato com a mídia e através da mídia, parceiros que possam ajudar no sucesso do evento, organização e planejamento que possa cumprir corretamente pré, durante e após o evento.

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