Blog

Os clientes têm falado cada vez mais a linguagem virtual, a sua empresa precisa se adequar a isso, o que você tem feito para se aproximar de seu cliente?

A linguagem dos clientes mudou, a da sua empresa mudou também?

arrisque-se - tradutor inicianteOs clientes têm falado cada vez mais a linguagem virtual, a sua empresa precisa se adequar a isso, o que você tem feito para se aproximar de seu cliente?

Aqui na NAMP! temos o costume de falar a seguinte frase: “Todo problema pode ser resolvido com comunicação e marketing”. E será que pode mesmo? Sim, e da mesma forma que pode resolver, também pode criar problemas. Estamos em uma era onde as pessoas tem o poder de falar ao mundo tudo o que pensam, em qualquer hora e lugar. Até os anos 90 as pessoas usavam câmeras analógicas e mandavam revelar suas fotos, hoje elas fotografam por celulares, e em questão de segundos já compartilham com os amigos e enviam para as redes sociais. Nunca antes a experiência de outras pessoas teve tanta influência na vida de alguém. A tecnologia impulsiona o comportamento dos consumidores. O trabalho da comunicação e do marketing hoje, é fazer com que as pessoas falem de você e do que você faz de melhor. Ela preza por promover a boa imagem do cliente e assim gerar bons negócios.

Há mais ou menos 10 anos atrás, as empresas com mais dinheiro, investiam em propagandas de TV, anúncios em jornais impressos, e algumas até chegavam a fazer sites, mas apenas como um mostruário da sua empresa física. Hoje em dia a tela das pessoas deixou de ser a TV e passou a ser o computador ou o smartphone, a melhor maneira delas se informarem não são mais os jornais impressos, e sim portais de notícias e redes sociais; e os sites coorporativos têm conteúdo, notícias, portfólios, comentários dos consumidores e etc. E aquilo que era exclusivo para alguns, hoje é obrigatoriedade para todos, desde a grande empresa conhecida mundialmente, até o negócio que você abriu na sala da sua casa.

Outra grande mudança foi em relação as compras, porque os anúncios faziam você ter vontade de sair de casa para comprar determinada coisa, hoje com o comodismo da internet, você pode comprar o que precisar (ou quiser) apenas com um click, sem precisar sair.

Além da tão temida crise econômica, os avanços tecnológicos também estão mudando a forma de fazer comunicação, os jornais impressos estão diminuindo sua tiragem, os custos das revistas estão cada vez mais altos, a concorrência está investindo em conteúdos online, o aumento do número de anúncios na internet e explosões de blogs, sites e redes sociais por todo mundo. As empresas que não se adaptarem a essas mudanças vão perder espaço, dinheiro e reputação.

As agências de comunicação hoje, são especializadas em mundo virtual, e muitas delas já abandonaram o trabalho com mídia impressa ou TV. Os investimentos em redes sociais estão cada vez maiores, e mesmo assim ainda continuam muito mais baixos do que um anúncio em horário nobre da TV. A mídia online hoje influenciam até mesmo no modelo dos negócios, e as estratégias de marketing das empresas precisam ingressar na plataforma virtual para se destacarem. Quanto mais as empresas negarem a se render aos encantos do mundo virtual mais atrasadas vão estar, e mais perdas de dinheiro vão ter.

Mariana Rocha

Mariana Rocha

Jornalista e fotógrafa, viciada em café, Instagram e séries. Coordenadora de comunicação da agência NAMP, é apaixonada com a vida, gosta de escrever o que vem na cabeça e adora ler sobre tudo, desde de dicas femininas e fofocas, até política e tecnologia.