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O ciclo de vida do cliente são as fases pelas quais passam todo o processo de um cliente para com uma empresa. Não é tarefa fácil definir a fase de um cliente em algumas situações, mas em outras fica mais fácil lidar com ele de acordo com a aproximação que ele já tem com a empresa.

Ciclo de vida do cliente

ciclo de vida-01O ciclo de vida do cliente são as fases pelas quais passam todo o processo de um cliente para com uma empresa.  Não é tarefa fácil definir a fase de um cliente em algumas situações, mas em outras fica mais fácil lidar com ele de acordo com a aproximação que ele já tem com a empresa. Abaixo uma lista resumida, com alguns perfis para se identificar ao tratar com os clientes:

Prospects – pessoas que tem o perfil parecido, ou que combina com a empresa de alguma maneira.

Experimentadores – são os prospects que tomaram algum conhecimento sobre a empresa e suas ofertas. Após esse conhecimento eles começaram a explorar até que ponto essa empresa pode ser realmente relevante através de compras experimentais.

Compradores – esses são experimentadores que gostaram de suas primeiras compras e estão satisfeitos com essa experiência inicial, nesse momento os compradores passam a fazer negócio com a empresa mas não de maneira efetiva. Normalmente esse perfil considera a empresa uma segunda alternativa, caso seu vendedor principal deixe de satisfazer ele provavelmente migrará para a sua segunda opção, tornando a primeira.

Clientes eventuais – compram há muito tempo, a empresa já conquistou esse cliente porém não tem a plena confiança dele, e por isso, esse cliente ainda mantem outras opções de empresa.

Clientes regulares – compram há bastante tempo, foram totalmente conquistados pela empresa e confiam nela e em seus valores. Esse cliente chega a ter desejo de participar de outros componentes estratégicos ao negócio além dos processos de compra.

Clientes defensores – o cliente fiel à empresa. Sempre estará ao lado da empresa e contará para quem perguntar maravilhas sobre ela. Considera a empresa uma referência no segmento em que atua e está tão comprometido com a organização que seria muito difícil perder este cliente.

Tami Serra

Tami Serra

Atleticana, libriana, canhota e mineira. Publicitária em formação, atuante na área de planejamento estratégico e criativo, apaixonada por redação, palpiteira em redação e gamada em tecnologia. É possível me encontrar em quase todas as redes sociais e sempre com o mesmo nick.