Blog

Atualmente muitos blogs e sites têm aderido ao método do crowdfunding. Modelo que permite doações por intermédio de indivíduos ou empresas. Mas o que é este procedimento que vem ganhando adeptos pelo mundo?

Como o método Crowdfunding pode auxiliar um projeto

crowdfundingO que podemos observar é que nos tempos atuais empreender num site ou blog tornou-se um nicho de possibilidades para o sucesso.

Atualmente muitos blogs e sites têm aderido ao método do crowdfunding. Modelo que permite doações por intermédio de indivíduos ou empresas. Mas o que é este procedimento que vem ganhando adeptos pelo mundo? O crowdfunding é nada mais que um financiamento coletivo aplicado num determinado projeto que pode ou não ter retorno satisfatório. O que podemos observar é que nos tempos atuais empreender num site ou blog tornou-se um nicho de possibilidades para o sucesso. Muitos estão afastando-se dos empregos de formação para investir em conteúdo online.

O que o crowdfunding vai proporcionar para aqueles que não possuem um capital financeiro para investimento é o que está em questão. Hoje quando pensa-se em abrir um negócio – mesmo que não aja recursos para tal -, os donos de sites, blogs e redes sociais tendem a usar esse recurso que coleta dinheiro através de contribuição pública – cada um dá o que quer ou o que pode -. Caso o projeto consiga captar fundos ele será repassado aos donos deixando apenas uma comissão de 5% a 15% aos proprietários da plataforma que recolhe o capital.

Nos Estados Unidos é comum alguns sites aderirem esta prática e ajudar aqueles que possuem um sonho, projeto, desejo de viagem e estudo. É importante que você apresente ideias em que o público participe. A doação é feita com um simples objetivo, ajudar as pessoas a buscarem o que desejam. Caso o empreendimento não dê certo os investidores recebem o seu dinheiro de volta.

Startups estão engajando neste conceito que é um modelo de tendência mundial. Essas companhias querem elevar o alcance do seu produto a partir deste mecanismo que tem dado ênfase para as novas normas de investimento. Se a ideia do possuinte for boa e seduzir o usuário do site que trabalha com esse ofício, a tendência para que o projeto tenha êxito e torne-se grande. Mas o cuidado que deve haver e ter o sucesso na empreitada, o projeto deve ter ampla divulgação para assim chegar no objetivo conquistado. O CEO e fundador da agência NAMP!, Xerxes Marques, 30, fala da importância que o crowdfunding exerce no mundo dos negócios. “O crowdfunding tornou-se uma importante ferramenta para profissionais financiarem seus projetos antes mesmo de serem iniciados, ou seja, ele possibilitou que muitas ideias, muitos sonhos fossem concretizados por meio da compra antecipada destes, sendo assim possível financiá-los”, explica.

No Brasil, artistas, esportistas, cineastas, ONGs estão usando este dispositivo do financiamento coletivo (crowdfunding) como uma forma de arrecadar fundos para os seus planos pessoais. Ainda em nosso país estima-se que esta forma de angariar recursos chega em torno de 0,3% ou 0,03%. Não existe uma pesquisa que detalha isso melhor. Mas é sabido que as redes sociais são um forte potencial para aqueles que querem abrir um negócio. Para se ter uma ideia o Brasil ocupa o terceiro lugar no Facebook, está no top 2 do Instagram e top 10 do Twitter. Apostar no crowdfunding ao lado das redes sociais pode ser uma boa jogada para aqueles que tem planos e querem alçar voos maiores.

Leonardo Melo

Leonardo Melo

Jornalista, esportista, consumista de livros e de qualquer tipo de informação, sou fissurado no Cruzeiro Esporte Clube (100% arquibancada), fã de games e animes antigos. Amo o Rock e ele não está morto. Fiel e temente a Deus. Sou o assessor de imprensa da agência NAMP, amo a comunicação e escrever para mim é paixão, é arte