Blog

O Feedback é uma reação a um estimulo, ou seja, é uma ferramenta valiosa e eficaz para auxiliar o crescimento pessoal e profissional.

Como uma assessoria de imprensa pode ajudar minha empresa?

slide211Investir em imagem hoje é questão de sobrevivência, a chamada mídia espontânea, agrega credibilidade aos seus produtos e instituição.

A assessoria de imprensa é a atividade dedicada a estabelecer, promover, gerenciar e administrar, criar, uma interface entre fontes/assessorados e jornalistas/redações jornalísticas. O objetivo entre ambas as partes, tendo a assessoria como intermediadora, é a publicação de material jornalístico de interesse público. Com isso, organizações e personalidades buscam resultados positivos à sua imagem. Este relacionamento pode começar nas redações que apresentam aos assessores demandas às fontes assessoradas, ou também pode partir da assessoria, que oferece sugestões de notícias de seus assessorados aos jornalistas, a chamada mídia espontânea, que agrega credibilidade aos produtos, serviços e/ou instituições.

Cabe ao assessor de imprensa administrar as informações que podem gerar notícia e cuidar do seu envio para os veículos de comunicação. O profissional irá estudar ao fundo as informações de seu cliente, apurar tudo o que deve ser parte integrante do pacote que repassará aos jornalistas, além de treinar seu assessorado para se sair bem no contato com a mídia, o que chamamos de media training.

A assessoria faz parte de um processo amplo de investimento em imagem, por meio da comunicação. De acordo com Kunsch (2003,p.179), “ imagem é o que se passa na mente dos públicos de uma organização, no seu imaginário”. Imagem é o que representa simbolicamente, no plano das ideias, opiniões e valores, algo concreto com o qual o cliente se relaciona, ou venha se relacionar. Na comunicação, imagem é percepção que sustenta uma opinião, uma valoração acerca de uma instituição, pessoa ou fato de relevância coletiva.

Hoje em dia, estamos em tempo de infinitas possibilidades de escolha, e todos buscam expressar – ou precisam expressar –  uma opinião sobre tudo, investir em imagem é questão de sobrevivência. A imagem é a percepção da identidade, e é a partir da identidade institucional que busca construir uma imagem pública das organizações.

Há uma diversidade enorme de públicos-alvo, mas, em geral, podem ser divididos em dois grupos: interno e externo. Internamente são os funcionários, acionistas e/ou sócios, fornecedores diretos, consultores e etc. Externamente tem, clientes, eleitores, apoiadores, mídia/imprensa, e etc. Mas, especificamente sobre o trabalho de assessoria de imprensa, o relacionamento com estes públicos de interesse tem um público intermediário: os jornalistas. Neste sentido, as assessorias têm como alvo as redações jornalísticas, que por intermédio dos conteúdos que produzem, estabelece-se a comunicação.

A assessoria de imprensa é uma atividade que complementa outras ferramentas da comunicação, como a publicidade, ações e o relacionamento com seu público. O trabalho da assessoria não tem fim, é uma consultoria permanente, de médio e longo prazo.

Mariana Rocha

Mariana Rocha

Jornalista e fotógrafa, viciada em café, Instagram e séries. Coordenadora de comunicação da agência NAMP, é apaixonada com a vida, gosta de escrever o que vem na cabeça e adora ler sobre tudo, desde de dicas femininas e fofocas, até política e tecnologia.