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Como atrair o consumidor dando o real valor ao produto/serviço, o diferencial pode estar no atendimento. O consumidor de hoje em dia quando chega a procurar sobre aquele determinado produto/serviço.

Consumidores buscam mais que preços, eles querem qualidade

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No final de semana, fui em uma farmácia comprar um remédio, uma coisa simples de se fazer, mas estando lá, o farmacêutico me perguntou se eu já tinha costume de tomar este remédio, se o preço deles estava dentro do que eu estava acostumada a comprar e me deu um cartão, falando que caso eu precisasse eu poderia ligar que eles entregariam em casa, ainda me desejou melhoras. Foi um gesto bem simples, mas saí do estabelecimento com a vontade de voltar, e com a certeza de se eu precisar lá que vou procurar. Por que tem os preços mais baixos? Não somente por isso, mas pelo atendimento, porque soube responder minhas questões, ainda me deu alternativas de comprar com mais comodidade. O que nos leva a concluir que as vendas estão além dos preços, e que cuidar bem das vendas é decisivo para o sucesso do empreendimento.

É normal o consumidor sempre pedir um desconto, ou falar que um produto/serviço é caro, mas e aí, o que fazer? Isto faz parte do brasileiro, e é muito complicado mudar a cultura coletiva de uma sociedade. Mas não é impossível, você deve conhecer a necessidade de seu cliente para depois oferecer um produto ou serviço.

Algumas dicas importantes podem ajudar e reeducar o comércio brasileiro, como por exemplo, ter cuidado  com as ofertas e promoções pois elas dão chance ao cliente barganhar com você. Prove para o cliente que você pode atender o que ele busca, e que você tem a solução para os problemas dele. Somente depois disso discuta preços. Vender é uma resposta a comprar. O trabalho do vendedor é entender os sinais que o cliente emite, e apresentar soluções para aquilo que ele realmente busca.

Respeite o tempo e o ciclo da venda, em tempos como este que o vendedor quer vender cada vez mais, ele usa das vendas express, para se livrar logo do consumidor, o que pode afastar um cliente de vez.  Aprenda o tempo do cliente, alguns querem mesmo uma compra rápida, mas outros ainda estão pesquisando, e o que vai levar a compra é o diferencial da empresa.

Não ignore a concorrência, muito menos fale mal. O consumidor de hoje em dia quando chega a procurar sobre aquele determinado produto/serviço, já fez inumeras pesquisas, e novamente o que vai levar à escolha é o diferencial.

Acredite no seu produto, saiba explicar a importância dele para o cliente, e esqueça aspectos técnicos, fale conforme o consumidor entenda, investigue o que o consumidor precisa e ache uma solução para o problema dele. E por último, mas não deixa de ser muito importante, nunca deixe de verificar o estoque ou a disponibilidade de datas. É uma situação bem ruim, quando o cliente decide fechar negócio e o produto não tem em estoque ou não há data próxima para a execução do produto.

Ciente de todas estas dicas, lembre-se que sempre existe cliente para seu produto, como da mesma forma existe a concorrência, então seja o diferencial, e busque o cliente não apenas por um bom preço, mas com qualidade, atendimento e disponibilidade. E boas vendas!

Mariana Rocha

Mariana Rocha

Jornalista e fotógrafa, viciada em café, Instagram e séries. Coordenadora de comunicação da agência NAMP, é apaixonada com a vida, gosta de escrever o que vem na cabeça e adora ler sobre tudo, desde de dicas femininas e fofocas, até política e tecnologia.