Blog

A busca de um novo emprego, o currículo e a entrevista é algo muito pessoal, mas com algumas dicas importantes, podemos fazer com que esta árdua tarefa se torne bem mais simples do que imaginávamos.

Em busca de emprego – o que fazer?

Procurando empregoO que fazer e o que não fazer na tão temida entrevista de emprego. A busca de um novo emprego, o currículo e a entrevista é algo muito pessoal, mas com algumas dicas importantes, podemos fazer com que esta árdua tarefa se torne bem mais simples do que imaginávamos.

A primeira coisa que devemos nos dedicar é fazer um bom currículo, ele é um resumo do que a sua vida profissional pode oferecer. Mantenha seus dados pessoais atualizados, deixe claro seus objetivos em no máximo 10 linhas, e evite adjetivos como proativo, cooperativo e etc. Melhor é dar exemplos, e deixar o recrutador tirar as suas próprias conclusões. Coloque sua formação acadêmica, cursos, e experiência. E nunca minta em um currículo, ele é como um documento, e vai te acompanhar em sua trajetória profissional.

Depois do currículo selecionado, chegou a hora da tão temida entrevista de emprego, mas mantenha a calma, o recrutador não quer nada além de te conhecer. Então vá confiante de que você conhece a si mesmo. Antes da entrevista, faça um exercício de autoanálise, pegar feedbacks de colegas, ex-chefes, pode ser indispensável para seu autoconhecimento.

Não mencione qualidades disfarçadas de defeitos, e evite clichês como perfeccionista, ou viciado em trabalho, estas são as palavras que um recrutador mais ouve em uma entrevista. Ser sincero é sempre uma boa idéia. Se você omite alguma dificuldade, ela pode aparecer em um momento decisivo. Além de falar de suas fraquezas, é essencial que o candidato também diga o que está fazendo para saná-las.

Cuidado, mas muito cuidado mesmo com atrasos, pois eles demonstram que você não está tão preocupado com a vaga. Se acontecer de se atrasar (pequenos atrasos são normais em cidades grandes), peça desculpas e se justifique.

Nunca fale mal, ou critique algo no emprego anterior. E preste atenção na arrogância. Você não é super herói, então, não faça parecer que todas as coisas que já deram certo para você foi apenas mérito seu.

Você será questionado, mas questione também, esta é a hora de mostrar interesse pela empresa e pela vaga. E por último, após a entrevista, não fique ligando ou mandando e-mail ao recrutador. O melhor é na própria entrevista, perguntar o prazo da conclusão do processo seletivo, ou então, espere o contato do entrevistador que mandará um e-mail ou ligará, para lhe informar se você atende o perfil da vaga ou não. Seja confiante e mantenha a calma.

 

Mariana Rocha

Mariana Rocha

Jornalista e fotógrafa, viciada em café, Instagram e séries. Coordenadora de comunicação da agência NAMP, é apaixonada com a vida, gosta de escrever o que vem na cabeça e adora ler sobre tudo, desde de dicas femininas e fofocas, até política e tecnologia.