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SEO – Search Engine Optimization é o conjunto de ações e estratégias para otimizar, potencializar e melhorar o posicionamento de um site. Não adianta ter um site, você tem que ser encontrado na internet.

SEO – Search Engine Optimization

SEO-01SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de ações e estratégias para otimizar, potencializar e melhorar o posicionamento de um site, ou seja, o profissional dessa área trabalha em mecanismos de melhorias para sites de diversos segmentos para esse(s) site(s) sejam frutos de resultados naturais em sites de busca.

Dicas para executar um bom trabalho de SEO:

O projeto SEO começa de um ambiente virtual planejado com a maior antecedência possível, para que combine peças essenciais para o sucesso que são: público-alvo, conteúdo e formato de marketing digital, conclui-se então que é necessário conhecer a fundo o comportamento do público alvo para só assim desenvolver tal projeto.

Além de saber tudo sobre seu cliente é fundamental analisar também as principais concorrentes bem como o comportamento dos mesmos no ambiente virtual. O cenário no qual você está inserido diz muito sobre a atuação de seu cliente. Defina suas forças, fraquezas, oportunidades e principalmente suas ameaças.

Pense fora da caixa. A maioria dos brasileiros já utiliza de seus celulares como principal plataforma para acessar a internet, por isso, pense mobile. Torne seu site acessível não só para desktop mas também para dispositivos móveis. Seu site deve ter a navegação fácil e intuitiva, mantenha as informações organizadas de forma fácil e visualmente tranquilas. Já que estamos falando de otimização, o Google favorece sites que tenham uma arquitetura bem estruturada e hierárquica por assuntos.  Seu conteúdo deve ser bem distribuído em categorias e assuntos pertinentes para que assim o conteúdo indexado seja encontrado com facilidade.

Defina sua área e localidade de atuação, afinal, a personalização de resultados por geolocalização é um recurso que faz negócios locais se tornarem necessários a outros lugares. É importante saber de onde estão vindo seus leitores, por isso, faça um mapeamento de qual post está sendo mais acessado.

Se mantenha sempre produtivo e inovador. Não pense somente em textos, produza imagens, infográficos e até mesmo vídeos para atrair seu público e o fidelizar ao seu conteúdo. Além de extremamente bem feito, o conteúdo deve ser informativo, divertido e deve prender o seu público á leitura.

Estimule a interação do seu usuário. Instale botões de compartilhamento do seu conteúdo em outras redes sociais, abra espaço para receber comentários e responde-los, encoraje debater e utilize ferramenta que mensurem notas para que seu cliente possa atribuir notas ao conteúdo. Seja social.

Se torne relevante. O Google é uma plataforma inteligente e principal aliada do SEO, por isso, use tudo que essa plataforma oferece, seja relevante para o Google.  Os usuários podem fazer diversas buscas pelo Google, por isso, elabore títulos atrativos, use tags, palavras-chave e descrições, todas essas ações são um forte call to action que faz com que os usuários queiram ir até seu site.

Fique de olho em melhorias de estratégia, seu planejamento pode e deve evoluir sempre. Por isso, monitore todas as suas demandas e resultados. Faça anotações, mantenha-se pensante.

Todo dia é dia de aprender algo novo. Esteja por dentro de assuntos relevantes para sua atualização, participe de grupos, comunidades, fóruns relacionados a SEO, isso te mantem atualizado e te colocar em contato com profissionais da área. Para alcançar posições boas nas pesquisas, monitore sua taxa por clique, muitos cliques significam que seu site está realmente atraente.

Projeto sem fim. O projeto SEO não tem fim, mas tem início e meio, conseguir posicionar seu site em uma boa colocação nas pesquisas não significa de maneira alguma que este projeto se deu fim, significa que agora é a hora de trabalhar para se manter por ali. Faça sempre o que for necessário para manter sua posição entre os mais buscados.

Tami Serra

Tami Serra

Atleticana, libriana, canhota e mineira. Publicitária em formação, atuante na área de planejamento estratégico e criativo, apaixonada por redação, palpiteira em redação e gamada em tecnologia. É possível me encontrar em quase todas as redes sociais e sempre com o mesmo nick.