Comunicação Interna

Comunicacao Interna - Imagem 1-01A comunicação interna é a função e trabalho elaborado que efetiva e incentiva a comunicação entre os membros que fazem parte de uma empresa (organização). O nome é autoexplicativo, mas são inúmeros processos os que acontecem para uma comunicação interna eficaz.

A comunicação interna é responsável por circular as informações entre os empregados da empresa, é uma ferramenta que evita situações de crise e contém as crises já existentes. No processo são usados vários recursos que a empresa pode usar para desenvolver a comunicação interna e a faça funcionar, os processos devem trazer resultados positivos e pode gerar utilização de jornal mural, realiza pesquisa de satisfação dos colaboradores.

Todos os envolvidos numa empresa devem ter pleno conhecimento dos negócios da empresa, das decisões e da situação em que a empresa se encontra. A estruturação da comunicação interna deve ser feita de maneira a identificar o que é adequado e implementar, tudo isso é elaborado através de um diagnostico de costumes, cultura e perfil da empresa, para gerar um planejamento detalhado de como chegar a cada um dos envolvidos na organização. Qualquer iniciativa de comunicação deve possuir planejamento, revisão e atualização que contemple todas as equipes e setores da empresa, todas as áreas devem conversar entre si.

A comunicação interna se preocupa sempre com o presente e o futuro da organização, por isso, está em constante busca de resultados positivos e pesquisas satisfatórias que possam motivas sempre os funcionários, mantendo eles sempre informados e trocando conhecimento sobre as estrutura institucional, essa orientação e preocupação serve de estimulo para cumprimento de metas, que carrega consigo grande potencial de estimular também o Comunicacao Interna - Imagem 2-01desenvolvimento pessoal e interação, além de atuar como principal estratégia de gestão da empresa. Todas as medidas tomadas e adotadas para a comunicação interna eficaz estão interligadas e tem como objetivo geral deixar todos os ponteiros da empresa acertados de uma mesma maneira, para que isso possa contribuir diretamente na imagem que a empresa transmite.

A importância da comunicação interna alcançou novos patamares se tornando parte do ciclo contínuo de crescimento da organização, as atividades integradas de comunicação interna e externa são o que garante o êxito nas atividades e alcance de objetivos.

A troca de informação não se dá apenas no âmbito colaborador-empresa. A comunicação interna contribui para ampliar as relações interpessoais, criando um clima de cooperação e interatividade. – Filipe Andrade

A comunicação interna trabalha para conseguir atributos como:
– Transparência e credibilidade
– Troca rápida e precisa de informações
– Gerar conhecimento sobre a empresa
– Integrar os membros às equipes
– Alinhamento e Motivação
– Estimulo e Incentivo
– Minimização de efeitos de crises
– Potencialização de resultados eficazes
– Melhoria de clima organizacional

PRECISANDO DE OUTRAS SOLUÇÕES?