Identidade Verbal

ID Verbal- Imagem 1-01A comunicação de uma marca deve ter um discurso antenado, único, identificável e que transmita todos os atributos tangíveis e intangíveis da marca bem como sua cultura corporativa. Essa comunicação deve ser alinhada tanto internamente junto à equipe, parceiros e fornecedores quanto externamente junto ao seu mercado de atuação e público consumidor.

O discurso deve ser único, porém, a linguagem é adaptada a cada tipo de público, necessidade e situação. Tudo isso é elaborado através das estratégias de branding, após estudar a identidade verbal é elaborado projeto estratégico que deve focar em criar linguagens da empresa, tom de voz, tagline e slogan, além de um guia para utilização de produção de textos da marca que define estilos de textos a serem usados.
A linha de comunicação de uma empresa tem objetivo de definir qual a tônica a comunicação verbal deve seguir, principalmente em redações, para que a empresa possa comunicar-se de forma alinhada com o que ela quer transmitir.

Não existem regras, o que existe é um sentido, uma linha pela qual deve passar a interação para que ela seja contínua e bem feita, para assim fidelizar clientes e reforçar o posicionamento de marca. Um manual de identidade verbal não é uma solução para todos os problemas da empresa, mas é um bom começo.
Essa linha de pensamento pode ser utilizada primeiramente para o briefing e orientações no trabalho de produção de conteúdo para as redes sociais, campanhas publicitárias e anúncios da empresa e em segundo pode também ser ID Verbal- Imagem 2-01usado para definir layouts de respostas por e-mail e até mesmo padrões de atendimento.

A expressão linguagem da marca é o conceito que significa o posicionamento e sua personalidade perante aos seus consumidores e potenciais consumidores, ou seja, é como a marca se mostra para o mundo. Uma marca com a identidade de marca e a identidade verbal bem estruturada e pensada deve passar por pontos como clareza, contato, conversa, transparência e proximidade, o consumidor costuma dar mais valor às marcas que sabem como se posicionar em todas as questões.

É importante destacar que a comunicação deve agir de forma integrada em toda a construção de marca e identidade verbal, por isso, a existência do manual de linguagem é bem vinda para que todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas à marca possam saber como se comportar diante de clientes e potenciais clientes. Uma empresa com uma identidade verbal bem definida deve ser identificada pela sua característica comum de falar.

São varias as diretrizes que formam a identidade verbal da empresa, dentre elas estão:
– O tom de voz; que é um conjunto de atributos que definem qual tom será adotado pela empresa.
– Estilo de redação é a definição de recomendações técnicas de linguagem que serem para orientar o estilo de redação dos textos da empresa para padronizar e uniformizar a forma de escrita.

Existem várias diretrizes que definem uma boa linguagem e identidade verbal, em resumo, toda a estratégia define duas coisas muito importantes: o modo de comunicar e o que comunicar.

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