Lançamento de Marcas e Produtos

Lançamento - Imagem 1-01Ao lançar uma marca, produto ou serviço é importante avaliar detalhadamente sob a ótica do público-alvo, mercado, localização, concorrentes e parceiros. Para planejar o lançamento é importante destacar pontos fortes, pontos fracos e pontos a serem aprimorados, avaliando conceito, versão, formato e todos os aspectos que podem influenciar a aceitação da marca, produto ou serviço.

Para que o lançamento seja feito de forma eficaz é importante elaborar analises de competitividade, velocidade das informações, exigência do público-alvo, diversidade de estratégia para divulgação, comunicação e marketing do lançamento.

A definição de objetivos e estratégias é feita para que o desenvolvimento de conceitos de estratégias de marketing e comunicação seja feito de forma a suprir todas as demandas de um lançamento.

O plano de lançamento é a estratégia que visa a melhor percepção e assimilação do público com a marca, produto ou serviço. Neste documento estarão informações como: prioridades, prazos e ações para o lançamento. A execução deste planejamento é o próprio lançamento que tem objetivo de gerar a melhor percepção da marca perante sua público e mercado de atuação, além de ter poder de deixar claro o valor agregado de uma marca.

Um plano de lançamento considera toda as aplicações que a marca deseja fazer em meios digitais (site, redes sociais, anúncios, e-mails marketing, assinaturas de e-mail e etc) e também físicos (papelaria, material corporativo, sinalização, uniformes, entre outros), e considera o tempo e as prioridades da empresa junto com a disponibilidade e a logística dos fornecedores.

O plano eficaz é feito de tal maneira que, durante sua implementação o mercado possa aceitar a marca e assimilar o que ela representa, gerando confiança e memória do público com a marca.

A construção e gestão da marca são fatores importantes no sucesso de um produto ou serviço, principalmente ao Lançamento - Imagem 2-01fazer o lançamento no mercado. As marcas hoje têm uma forte ligação com seus consumidores consequência de uma estratégia de comunicação e marketing integrada e bem estruturada. Permanecer na lembrança do consumidor é o objetivo de todas as empresa, por isso, investir em um bom plano de lançamento é fundamental para transformar a marca de ícone para experiencia e possibilitar que a marca possa estar na mente do consumidor 24 horas por dia.

Um bom planejamento de construção e lançamento de marca / produto / serviço deve ser capaz de identificar pontos mais importantes a serem estudados. É fundamental ficar atento ao mercado, concorrentes, parceiros, consumidores e fornecedores. Esse planejamento é composto por várias etapas desde a escolha do nome até o que a marca ou o produto deve representar.

Não há uma fórmula exata para a construção e lançamento de marcas e produtos, existem diversas situações que mudam de empresa para empresa, porém, é importante ressaltar que um planejamento bem estruturado, conciso e organizado facilitará à empresa desenvolver produtos e marca de sucesso.

Ao lançar um produto é de suma importância analisar as mais diversas situações do mercado, por exemplo, caso seja um produto novo de uma empresa já existente é necessário explorar o histórico da empresa, identificando se é uma marca forte no segmento onde poderá ser utilizadas para englobar uma extensão de mercado. Já em situações de que a empresa e o produto são novos, é necessário estudar o mercado no qual essa empresa e produto querem entrar, além é claro do planejamento detalhado de divulgação do lançamento.

 

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