Manual de Identidade Visual

Manual ID - Imagem 1-01O manual de identidade visual de uma marca é um documento técnico elaborado por designers gráficos contendo um conjunto de orientações, especificações, recomendações e normas de uso da determinada marca, com o objetivo de preservar as propriedades visuais e facilitar a correta propagação e identificação da marca. O manual é um documento (impresso ou eletrônico) e qualquer alteração na utilização que não esteja dentro das orientações do manual, devem ser alteradas também no manual, caso não seja feito é possivel prejudicar o reconhecimento da marca.

Nele são contidos explicação lógica da construção de conceitos da marca, bem como seus símbolos, palavras e logotipo. No manual também é possível estabelecer variações de aplicação (tamanho, formato, posição, cores). O manual pode ser mais ou menos extenso de acordo com complexidade e contextos que a marca precisa funcionar.

A imagem corporativa nasce e cresce à medida que integra-se estratégias de comunicação e marketing devidamente elaboradas para obter um padrão de homogeneidade na comunicação com o público, uma imagem corporativa bem feita pressupões uniformidade e coerência.

Os documentos de manual da marca são criados em programas de edição e diagramação de imagens por designers e são desenvolvidos pelo planejamento e comunicação da agência juntamente ao setor de marketing ou executivo da empresa, todo o documento é enviado para o cliente em formado PDF para que possa ser impresso ou acessado no computador. A utilização do manual corporativo permite que todos tenham ciência das especificações e significados da marca, além de dar mais segurança ao utilizar o logotipo e seus formatos, cores e impressões.

Dentre as funções contidas tendo do manual estão:
– explicar a marca – elementos que a constroem, símbolo, logotipo e significações;
– estabeleter uso da marca – em que forma, tamanho e posição é orientado usar;
– organizar e explicar elementos da marca – variação de assinatura, uso somente de simbolo ou somente de palavra;
– estabeleter tamanhos, dimensões e resoluções – a reprodução da marca deve preservar sua legibilidade, por isso, no manual da marca deve conter tamanhos mínimos e máximos de utilização do logotipo;
– orientação e especificação técnica – neste tópico são detalhadas as cores utilizadas na marca que garantem a fidelidade, bem como suas variações e cores secundárias para reprodução;
– regulamentação e orientação da marca – como existem infinitas cores de fundo em que a marca pode ser aplicada, neste tópico estão regulamentadas as condições de impressão e fundos de cor que a marca aceita;
– explicação de aspetos que fazem com que a marca funcione e seja reconhecida;
– demonstração de situações da marca que devem ser evitadas.

A criação de um manual de identidade com bo qualidade e completo em informações é de extrema importancia para que todos lembrem da sua marca.

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