Pesquisa de Mercado e Análise de Concorrência

Anúncio - Imagem 1-01A Pesquisa de Mercado e Análise de Concorrência é um dos fatores mais importantes no trabalho de Marketing, pois é através da pesquisa de mercado e análise de concorrência que é possível conhecer seu negócio, identificar quem são e como seus concorrentes estão posicionados, quais os pontos fortes, negativos, as oportunidades e ameaças ao negócio, conseguindo assim traçar os objetivos e metas de trabalho.

Através do trabalho de pesquisa e análise é possível elaborar relatórios e diagnósticos para assim dotar melhores estratégias para chegar até seus clientes e ultrapassar as principais concorrências da sua empresa. O segredo para o sucesso de um negócio, mesmo que você comercialize algo que outros já comercializam e estão bem posicionados no mercado é trabalhar um diferencial competitivo. Criar o seu ângulo único de venda e apresentação para seus produtos ou serviços, você não pode ser apenas mais um, e quanto mais alto o nível de concorrência mais alta a necessidade de se trabalhar tais aspectos.

Não existe mercado saturado, mercado saturado é usado por empresas que apenas fazem número no mercado (são apenas mais uma no mercado e por este motivo não conseguem se sobressair em seu nicho), mercados teoricamente saturados possuem um alto número de clientes potenciais, uma vez que estes clientes já estão acostumados com os produtos ou serviços oferecidos e necessitam dos mesmos, trabalhar um diferencial em cima destes produtos e serviços fará toda diferença no sucesso de sua empresa, aspectos até mesmo básicos como: apresentação do Anúncio - Imagem 2-01produto ou serviço, criação de bundles de produtos e serviços, comunicação da oferta, atendimento ao cliente, como fidelizar este cliente, você pode ser apenas mais um no seu mercado ou poderá almejar ser o líder deste mercado.

É necessário conhecer o chão onde se pisa, a pesquisa de mercado é um estudo sério da situação do mercado da área em que sua empresa atuará, com o resultado da pesquisa é possível obter os dados e informações necessárias para saber como está o mercado e quais as mudanças deve ser adotadas para interagir corretamente com o segmento.

A concorrência é importante! Concorrentes não são apenas aqueles que oferecem concorrência direta e em algum momento, são aqueles que tem potencial de ultrapassar suas estratégias e que podem se reposicionar a frente da sua empresa, oferecendo risco. Ao observar a concorrência é possível aprender, agregar valor e identificar erros e acertos, por isso, acompanhe os passos de seus concorrentes, isso garantirá que você nunca fique para trás.

Busque os casos de fracasso, mas também os de sucesso, ler jornais especializados, acompanhar o que acontece no mercado de atuação, seguir as noticias são excelentes formas de nunca estar para trás. Conhecer seus concorrentes é melhor que não conhecer, somente conhecimento profundo sobre o seu mercado pode resultar em ações, correções e acertos. O mercado muda constantemente e sua estratégia deve acompanhar tal mudança, por isso é tão importante basear se nos pilares da pesquisa de mercado e da concorrência para que não se surpreenda negativamente com as mudanças. Pesquisa de mercado e concorrentes bem planejada, organizada e executada pode gerar diagnóstico, prognóstico e execução eficaz de planos completos e integrados de comunicação e marketing.

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